Ingredientes: (Para 3 pessoas)
- 400g de carne picada
- 1 cenoura
- 8 cogumelos frescos
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado sem pele e sementes
- 3 courgettes
- 4 colheres de sopa de calda de tomate
- 50 a 100 ml de vinho branco
- sal q.b.
- Azeite
Preparação:
- Lave as courgettes, abra-as ao meio, retire o recheio e reserve. Faça o ultimo procedimento com cuidado para não as partir.
- Num tacho refogue a cebola com azeite. Adicione a carne, o tomate, a calda de tomate e o vinho. Deixe cozinhar em lume brando.
- Rale a cenoura e o recheio do courgette. Pique os cogumelos. Acrescente ao tacho com a carne e deixe cozinhar.
- Leve as courgettes ao forno a 130ºC durante 20 minutos.
- Quando a carne estiver cozinhada, recheie as courgettes e disponha o queijo ralado por cima. Leve novamente ao forno até o queijo estar derretido.
Bom apetite!
Ingredientes: (Para 3 pessoas)
- 600g de camarão sem cabeça
- 1 brócolo
- 5 dentes de alho
- sal q.b.
- Azeite
Preparação:
- Coza a massa em água com sal. Escorra e reserve.
- Coza o brócolo em água. Parta aos pedaços e reserve.
- Numa frigideira, ponha o alho picado e azeite suficiente para fritar os camarões, deixe alourar ligeiramente. Junte os camarões e deixe fritar, vá virando para que fritem dos dois lados sem queimar.
- Quando os camarões estiverem prontos, escorra o azeite em excesso da frigideira. Acrescente a massa e o brócolo, envolva muito bem. Está pronto a servir.
Bom apetite!
Ingredientes: (Para 1 pessoa)
- 2 batatas médias
- 1 pacote de bacon aos cubos
- Pão do dia anterior cortado em pedaços
- 1 cebola
Preparação:
- Corte as batatas aos cubos e coza-as em água e sal.
- Corte o bacon em pedacinhos pequenos. Numa frigideira, coloque a cebola cortada em cubos e frite o bacon. Não coloque gordura pois o bacon irá libertar muita. Acrescente o pão e deixe fritar.
- Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e envolva-as no preparado da frigideira e está pronto a servir.
- Pode acompanhar com feijão enlatado se for do seu agrado.
Bom apetite!
À cerca de 2 meses que estou na Republica Checa em Erasmus, está a ser uma experiência enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional.
Mas nunca pensei sentir tantas saudades da comidinha portuguesa, principal do nosso peixe fresco, sim porque aqui não há peixarias, apenas uma ou duas arcas congeladoras no supermercado. Lá fui eu às arcas do supermercado na tentativa de comer um prato de peixe, depois de 10 minutos a tentar perceber os nomes dos peixes desisti. Agarrei num pacote com 3 peixes e meti no cesto (cá em casa somos 3 portanto estava óptimo).
Chego a casa, descongelo o peixe e digo às minhas colegas "hoje é que vamos ter banquete!". Uma delas é ucraniana, mas vive à muitos em Portugal, olhou para o peixe e diz "ah esse peixe é para se comer cru, a minha mãe costumava temperá-lo de uma maneira especial". Ora perfeito, pensei eu! Sushi checo não poderia ser melhor.
No final de muitos risos, temperei o peixe e forno com ele! Deixo-vos aqui a receita e o resultado que poderão adaptar com o peixe que mais gostarem.
Ingredientes:
- 3 peixes
- 6 batatas de tamanho médio
- 1 cebola
- 1 fio de azeite
- 2 copos de vinho branco
- pimenta q.b.
- sal q.b.
- 4 colheres de sopa de calda de tomate
- 3 fatias de bacon
Preparação:
- Tempere o peixe com sal e pimenta. Coloque a fatia de bacon na zona onde foram retiradas as tripas do peixe.
- Num tabuleiro, coloque a cebola picada, as batatas cortadas em cubos, a calda de tomate, o azeite e o vinho. Disponha o peixe por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 60 minutos, irá depender da potência do fogão.
Bom apetite!
Como alguns de vós já se aperceberam, tenho estado ausente do país, estou na Republica Checa e cá não muitas das coisas boas do nosso Portugal. À uns tempos atrás, estava eu a fazer o meu estágio no serviço de pediatria, e lembrei o quão interessante seria dar a conhecer um bocadinho do meu país. Tinha de ser algo prático e inesquecível: Pastéis de nata! Claro! Alguns nunca tinham provado esta delicia, todos adoraram, imaginem se experimentassem os originais :) .
Ingredientes:
- 600g de massa folhada de compra
- 60g de farinha
- 500g de açúcar
- 500ml de leite
- 250ml de água
- Casca de limão (não é raspa)
- 7 gemas
Preparação:
- Estique a massa folhada com a ajuda de um rolo, de forma a que fique com mesmo espessura. Corte a massa em quadrados.
- Unte a forma dos pasteis com manteiga. Forre as formas com a massa e pique o fundo com um garfo. Atenção para que a massa não fique demasiado fina, mas também não fique demasiado grossa.
- Dissolva a farinha num pouco de leite. Leve o restante ao lume com a casca de limão até começar a ferver. Quando começar a ferver, junte a farinha e mexa muito bem até começar ferver novamente e retire do lume.
- Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar. Deixe ferver durante 3 minutos. Junte a calda de açúcar ao leite lentamente, misture bem. Deixe arrefecer completamente.
- Quando estiver completamente frio, junte as gemas uma a uma e envolva bem. Encha as formas até mais ou menos a meio. Se encher demasiado não irão ficar com aspeto de pasteis de nata pois o creme irá crescer muito e ficar tipo queque.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradinhos. Depois de cozidos desenforme-os ainda quentes, é mais fácil se soltarem. Pode servir polvilhados com canela e/ou açúcar em pó.
Bom apetite!