Como conservar os alimentos no frigorifico


Decidir fazer um post diferente que não passe por uma receita mas sim, por um assunto de extrema importância: Como conservar os alimentos no frigorifico. Uma boa alimentação não passa apenas por o cozinhado mas, também pela forma como os alimentos foram conservados e as condições de higiene a que estiveram submetidos.A temperatura ideal do frigorifico é de 5º, sendo que a temperatura não é igual em todo o frigorifico. Permite assegurar um armazenamento optimizado dos produtos alimentares.

A gaveta do frigorifico como é um compartimento fechado, o frio não circula na gaveta e a temperatura ronda os 10º. Tudo o que seja verduras e fruta deve ser guardado nas gavetas.  Na gaveta armazenar tudo em sacos separados porque se um alimento contiver microorganismos prejudicais à saúde irá contaminar os outros. Existem determinados alimentos que não devem ser expostos ao frio, perdem propriedades nutricionais extremamente importante para o nosso organismo, sendo que vou enumerar alguns:


  • As bananas quando expostas ao frio ficam escuras e perdem propriedades organoléticas e nutricionais mas, no caso de ter comprado uma maior quantidade e muito maduras o melhor será preservar na gaveta do frigorifico.
  • Os tomates têm uma membrana que quando exposta ao frio é destruída perdendo qualidades nutricionais. Colocá-los apenas no frio quando estiverem a ficar demasiado maduros.
  • Chocolate
  • Queijo seco
  • Cebolas
  • Pimentos


A parte mais fria do frigorifico é a ultima prateleira, acima da gaveta,  é o local indicado para guardar carne e peixe frescos porque pode ter microorganismos e provocar derrames e contaminar os outros alimentos. Retirar o peixe e a carne dos sacos que vinham do supermercado, andaram por todo o lado e estão cheios de microorganismos, e usar sacos de conservação de alimentos ou, reaproveitar os sacos lavando-os antes de colocar no frigorifico.

 As prateleiras do meio, rondam os 5º, são ideais para conservar alimentos como: ovos, leite e derivados, maionese, iogurtes, vegetais embalados, restos de refeições, bolos e produtos que mencionam na embalagem "refrigerar depois de aberto". Os alimentos devem ser arrumados de baixo para cima, sendo que a sequência deve ser: alimentos prontos a comer menos desprotegidos sempre nas prateleiras superiores.
  

Os compartimentos e prateleiras das portas são muito difíceis de manter a uma temperatura ideal, como estão sempre a abrir e fechar a sua temperatura ronda os 15º sendo, idealizadas para armazenar produtos que exijam apenas um pequeno arreficmento como: manteiga, bebidas, mostarda, ketchup. 

LEIA ATENTAMENTE OS ROTULOS DOS PRODUTOS, DÃO INFORMAÇÕES MUITO IMPORTANTE SOBRE COMO CONSERVAR O PRODUTO. 


O frigorifico deve ser lavado vários vezes, se não for esgrefado frequentemente a bactéria Listeria monocytogenes adere de tal forma às paredes, gosta do frio e multiplicasse facilmente, contaminando os alimentos. 




0 Comentários