Os queijos da minha dieta

Os queijos saborosos e mal cheirosos são dos alimentos mais apetecíveis mas também com maior nível de gordura. Se são amantes de queijo como eu, esta é sem dúvida uma grande dificuldade a excluir da dieta. Queijo não pode faltar no meu frigorifico!!!


Não é só para ter resultados com as idas ao ginásio que o consumo de queijo curado deve ser reduzido, o seu consumo em excesso tem repercussões bastante visíveis nos níveis de colesterol, por exemplo. A gordura fornecida pelos queijos é maioritariamente gordura saturada, que favorece o aumento de doenças cardiovasculares. 
Uma dica: Normalmente, quanto mais amarelo é o queijo maior o seu teor em gordura, logo queijos brancos têm menor gordura na sua composição.

Tentei dar a volta à situação e escolher queijos pobres em gordura, ricos em proteína e igualmente deliciosos.

E agora perguntam vocês, como é que sabemos quais são as quantidades boas de cada macronutiente?! A Direção Geral de Saúde elaborou um cartão que nos ajuda a descodificar os rótulos, se um alimento é saudável, pouco saudável ou nada saudável.

Fonte: http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/

Assim, aqui fica a lista de queijos que consumo. Espero que vos ajude na próxima ida ao supermercado a tomar decisões saudáveis 💗.

Adoro este requeijão com apenas 6g gordura por cada 100g. Consistência "esfarelada" e suave, na minha opinião ganham aos da marca Santiago, de consistência compacta. 

Quem diria que estes queijinhos maravilhosos são dos mais saudáveis que podemos encontrar?? Quem é que não fica feliz?! 😀  
Cada queijinho tem apenas 1,6g de Gordura, 1,1 g de Hidratos e 1,9 de Proteína. Ideal para o vosso pequeno almoço e dos vossos pequenos. 

Mais uma novidade boa!! 
Cada queijinho (20g) tem 2,4g de Gordura e 5 g de Proteína. 

A vaca que ri ganha em todos os tipos de queijo, heim?! eheheh 
Ideal para sandes ou tostas (😋 ), cada fatia tem 2,4g de Gordura, 1,2 de Hidratos e 3,4 de Proteína. 

Queijo fresco é optimo para saladas, para snack, para acompanhar um bom peq almoço. 
Cada 100g tem 1g de Gordura, 10,5g de Hidratos e 12,3g de Proteínas. Muito semelhante aos da marca do Continente, vou variando entre as duas marcas.

Imagem retirado do site oficial Terra Nostra
A sua desculpa é que o miúdo gosta de queijo de barra para o lanche e por isso não compra dos outros acima? Boa! Terra Nostra ou Limiano -50% gordura são ambos óptimas opções.
Cada fatia (20g) tem aproximadamente 2,4g de Gordura, <0,5g de Hidratos e 5,6g de Proteínas, bem como rico em cálcio e outras vitaminas.


Do ponto de vista nutricional do fitness (extremo), o ideal seria não consumir queijo porque a sua composição tem sempre gordura e alguma gordura saturada, que é considerada a má gordura. 
Do meu ponto de vista, o ideal será manter um equilibrio e ponderação nas doses de consumo diárias e semanais. 

O meu conselho é que leiam sempre os rótulos dos produtos, saibam aquilo que estão a comprar. Todos sabemos que há marcas mais baratas de produtos, são aliciantes e, aparentemente, parecem iguais ao do produto de marca mais caro. 
Esta semana, no continente, deparei-me com essa situação relativamente aos queijinhos "Vaca que ri". O continente tem uns queijinhos iguais em aspeto, até dizem light!!, mas os níveis de gordura e hidratos são quase o dobro dos da Vaca que ri light. Por vezes o barato sai caro... e com a saúde não se brinca. 

Este queijos são optimos para os lanches das crianças, já viram o que não poupam numa alimentação saudável para miúdos e graúdos?! 😉


Boas compras! 😘

0 Comentários