Bolo de Alfarroba

À tanto tempo que oiço falar em alfarroba e que faz muito bem. Com as modernices começou-se a fabricar o pão de alfarroba. Provei e gostei. Vamos lá tentar fazer um bolinho.


"O pó ou farinha de alfarroba deriva da polpa da vagem torrada e moída. É utilizado para substituir o cacau. O pó da alfarroba possui diferenças em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e gordura. Enquanto que, o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%. (...) A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1(assim como o aspargo e morangos) - colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora a atitude mental e o raciocínio, niacina (como fava, lentilha e ervilhas) - mantém a boa condição da pele, vitamina A - essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e da visão. Possui, ainda, alto teor de vitamina B2 responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carbohidratos do nossos corpo, cálcio, magnésio e ferro. 
Não possui agentes alergênicos ou estimulantes como a cafeína e a teobromina presentes no cacau. Embora apresente um elevado teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido a quantidades quase imperceptíveis de lipidos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. As fibras são benéficas para a flora intestinal, protegem a membrana mucosa do intestino e ajudam a reduzir a incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de ulceras. " ( Informação retirada do blog Mundo da alfarroba )


Ingredientes:

  • 1 chávena de farinha de alfarroba
  • 1 chávena de farinha
  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de leite
  • 1 colher de sobremesa de vinho do porto
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
  1. Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. 
  2. Adicione a farinha e a farinha de alfarroba delicadamente para não formar grumos. 
  3. Acrescente o leite. Envolva bem até estar uma mistura homogénea. Junte o vinho do porto, a essência de baunilha e o fermento.  Misture delicadamente. 
  4. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com margarina e verta o preparado. Leve ao forno durante 40 minutos. Não deixe secar demasiado. 
  5. Pode polvilhar com açúcar em pó. (Opcional)


Bom apetite!



0 Comentários