Peixe no forno e a aventura no supermercado

À cerca de 2 meses que estou na Republica Checa em Erasmus, está a ser uma experiência enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional.

Mas nunca pensei sentir tantas saudades da comidinha portuguesa, principal do nosso peixe fresco, sim porque aqui não há peixarias, apenas uma ou duas arcas congeladoras no supermercado. Lá fui eu às arcas do supermercado na tentativa de comer um prato de peixe, depois de 10 minutos a tentar perceber os nomes dos peixes desisti. Agarrei num pacote com 3 peixes e meti no cesto (cá em casa somos 3 portanto estava óptimo). 


Chego a casa, descongelo o peixe e digo às minhas colegas "hoje é que vamos ter banquete!". Uma delas é ucraniana, mas vive à muitos em Portugal, olhou para o peixe e diz "ah esse peixe é para se comer cru, a minha mãe costumava temperá-lo de uma maneira especial". Ora perfeito, pensei eu! Sushi checo não poderia ser melhor. 

No final de muitos risos, temperei o peixe e forno com ele! Deixo-vos aqui a receita e o resultado que poderão adaptar com o peixe que mais gostarem. 


Ingredientes: 

  • 3 peixes
  • 6 batatas de tamanho médio
  • 1 cebola
  • 1 fio de azeite
  • 2 copos de vinho branco 
  • pimenta q.b.
  • sal q.b.
  • 4 colheres de sopa de calda de tomate
  • 3 fatias de bacon 

Preparação: 
  1. Tempere o peixe com sal e pimenta. Coloque a fatia de bacon na zona onde foram retiradas as tripas do peixe. 
  2. Num tabuleiro, coloque a cebola picada, as batatas cortadas em cubos, a calda de tomate, o azeite e o vinho. Disponha o peixe por cima. 
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 60 minutos, irá depender da potência do fogão. 


Bom apetite!




0 Comentários