Tahini Caseiro - Pasta de Sésamo (Gergelim)

A pasta de sésamo é um alimento extremamente rico e nutritivo, proveniente do Médio Oriente. Recentemente inserido na cozinha portuguesa e bastante bem recebido por vegetarianos e desportistas. É fácil encontrá-la em supermercados, no entanto o preço/tamanho é bastante elevado acabando por compensar fazer em casa; e ainda ganhamos a vantagem de reduzir a gordura utilizando água para a sua confecção em vez de óleos ou azeites como os de supermercado.

Depois das algas, o sésamo é a maior fonte de cálcio que existe, bem como excelente fonte de proteínas, fibras, manganês, ômega-3 e omega-6. 

Por 100g de sésamo encontramos: 50g de gorduras totais, sendo 22g poliinsaturadas e 19g monoinsaturadas; 23g de hidratos de carbono; 12g de fibra e 18g de proteínas. 


Ingredientes:
  • 10 colheres de sopa de sementes de sésamo ou gergelim
  • 10 ou + colheres de sopa de água

Preparação: 
  1. Disponha as sementes num tabuleiro e torre-as no formo. (Pode optar por utilizar as sementes ao natural e reduzir nas quantidades de gordura).
  2. Com um processador de alimentos, triture as sementes até ficar uma farinha fina. Vá adicionando as colheres de água aos poucos e triture ao mesmo tempo. Não pode ficar muito seca, mas atenção porque facilmente também fica liquida demais. O ideal é ter uma consistência espessa mas que escorra da colher. 
  3. É óptimo para utilizar em pratos doces e salgados. 

Bom Apetite!

0 Comentários