Tarte Pastel de Nata

Com saudades de um Pastel de Belém, aqui à dias resolvi fazer uma tarte de pastel de natas. Esta receita foi-me dada por uma pessoa muito querida, obrigada Maria João :)


No meio de tanta confusão, a tarte acabou por ficar com um óptimo aspecto e o sabor, bem o sabor não ficava nada atrás. 

Comecei por colocar o dobro do leite que devia, quando meti a tarte no forno como havia tantos electrodomésticos ligados o quadro da electricidade disparava. Já estava eu a pregar quando a minha mãe se lembrou: vamos usar a patusca! 

Patusca


A patusca é tão antigo e de tão pouco uso actualmente, que algumas de vocês (as mais novinhas) nem nunca ouviram falar, a minha mãe adora a patusca e diz que não a troca pela forno. Quanto a mim, foi a minha primeira experiência a usá-la e não podia ter ficado mais satisfeita.


Ingredientes:
  • 1 base de massa folhada (usei de compra)
  • 3 colheres (sopa) de farinha maisena
  • 3 gemas
  • 1 pacote de natas
  • 1 1/2 pacote (medido pelo pacote de natas) de leite
  • casca de limão
  • 250g de açúcar

Preparação:
  1. Numa forma estender a massa folhada e moldá-la
  2. Numa taça juntar as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea 
  3. Por fim, juntar as natas e o leite. Adicionar a maisena aos pouco. Se engrossar passar com a varinha mágica.
  4. Levar ao lume para engrossar um pouco.
  5. Verta o preparado para a forma.
  6. Levar ao forno a 160ºC, alternando as resistências. Cuidado para não queimar. 


3 Comentários

  1. Olá! :D

    Vi o teu comentário no facebook e vim fazer uma visita :D Gostei muito da tarte, mas confesso que nunca tinha ouvido falar da Patusca! :P

    Os jantares temáticos são sempre uma boa oportunidade para juntar o pessoal cá em casa. Confesso-te que os meus amigos não são muito de saídas, e assim foi uma forma de os atrair para fazermos programas :D Ultimamente não tenho feito tantos como gostaria porque andamos mais ocupados com o estudo para o exame da especialidade, mas amanhã por exemplo vamos fazer um semi-jantar temático ;)

    Beijinhos e tem uma boa semana :) Gostei do teu blog :)

    ResponderEliminar
  2. ola..tenho 24 anos e também tenho uma e adoro cozinhar nela....bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiquei muito fã. É dos tempos antigos da minha mãe mas acho que a vou adoptar nos meus cozinhados eheh Já fiz outras tartes no forno e a massa, principalmente, não ficou tão fofa e estaladiça :)

      Eliminar