domingo, 27 de novembro de 2016

Alimentação Saudável - Conservação dos Alimentos

Uma alimentação saudável passa também pela conservação dos alimentos, é importante saber como os conservar para que não percam as suas propriedades nutricionais e/ou sejam contaminados por bactérias. 

Para isso, o frigorifico deve estar devidamente limpo, sem líquidos entornados ou migalhas de comida. Os alimentos devem estar estrategicamente organizados nas prateleiras para evitar contaminações e degradação dos mesmo. 

A porta do frigorifico deve estar aberta o menos tempo possível e o frigorifico não deve estar demasiado cheio para evitar alterações da temperatura e possível degradação e contaminação dos alimentos. 



A zona 1 é a zona mais fria, pelo que devem ser guardados alimentos de fácil degradação e contaminação por bactérias, como: iogurtes, queijo, natas, compotas e alimentos cozinhados.

A zona 2 é a zona intermédia, devem ser guardados alimentos como: carne e pescado, fiambre e outros produtos de charcutaria e produtos de pastelaria. 

A zona 3, que corresponde à zona inferior, é ideal para produtos em fase de descongelação, promovendo uma descongelação gradual em ambiente frio e evita que os sumos da descongelação contaminem outros alimentos. 

A zona 4, a gaveta, serve para guardar hortícolas, fruta e leguminosas. 

A zona 5, é a menos fria pelo que deve conter apenas manteiga, margarina, leite e água. 

A carne fresca tem uma duração de até 3 dias no frigorifico, sendo que a carne picada deve ser consumida dentro de 24 horas, assim como o peixe fresco

A zona 6, o congelador, deve estar a uma temperatura de -18ºC para que os alimentos estavam conservados em condições favoráveis e que o seu tempo de conservação se mantenha real.
  • Marisco, peixes gordos, pão e bolos: 3 meses
  • Peixe magro: 6 meses
  • Frango e aves de caça: 10 meses
  • Vaca e hortícolas: 12 meses

Idealmente, não se devia congelar em casa alimentos que não fossem comprados previamente congelados. No entanto, todos sabemos que nem sempre é possível ir ao supermercado comprar os alimentos na hora, por isso deixo-vos algumas dicas para a conservar os alimentos no congelador. Não se esqueçam que ao longo do tempo os alimentos vão perdendo cor, sabor, textura e valor nutricional. 
  1. Hortícolas - Lavar e escaldar 2 minutos, passar por água fria, secar, armazenar em saco ou embalagem apropriada para congelar. 
  2. Carne - retirar gordura, pele e ossos, armazenar em saco ou embalagem apropriada para congelar.
  3. Peixe - retirar escamas, vísceras, lavar e limpar, armazenar em saco ou embalagem apropriada para congelar.
Para descongelar os alimentos, devem ter igual cuidado para evitar a sua contaminação com bactérias ou contaminar outros alimentos. Para isso, devem deixar os alimentos a descongelar durante a noite no frigorifico, na zona 3, num recipiente com grelha para evitar o contacto com os sucos de descongelação e deve ser consumido num prazo de 24 horas

Se quiserem aproveitar as sobras da refeição, deixem arrefecer até 2 horas antes de colocar no frigorifico, na zona 1. Depois de cozinhados, os alimentos devem ser consumidos até 3 dias depois, não ultrapassando os 5 dias. Se estiverem a reaquecer sopas ou alimentos com molho, deixe levantar fervura


Não deixem de ler a publicação anterior sobre: Principios Básicos da Alimentação Saudável

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