Bolo de Mel

Apetecia-me fazer um bolo, mas queria algo diferente. Não é que o mel seja algo de especial, e eu ate não seja grande fã, mas o resultado não poderia ter sido melhor. Depois é dar asas à imaginação, consultar umas receitas e fazer um mix à minha maneira. Em menos de um dia adeus bolinho de mel, isto deve querer dizer alguma coisa não? 


Resolvi fazer uma breve pesquisa para vos deixar algo de cultural e benéfico para a saúde sobre o mel, tendo ele propriedades maravilhosas e previne algumas doenças. 

O mel é o ÚNICO DOCE que contem proteínas, diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto teor energético, possui conhecidas propriedades medicinais sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana. É especialmente recomendado nos casos de anemia, asma, broncopneumonia, bronquite, gripe, rouquidão, tosse e até deficiências cardíacas. É também um excelente tonificante muscular, tecidos, nervos e órgãos em geral. Ingerir regularmente (tudo de forma moderada, nada de exageros) pode reduzir o aparecimento de doenças infeciosas. 

Sabia que, o mel com coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves; contudo o mel de coloração escura é mais nutritivo, rico em proteínas e sais minerais.

Actualmente, existem diversificados produtos à base de mel: a cera, a apitoxina, o pólen apícula e a geleia real que é muito conhecida mas pouco sabem o quão benéfica é para a nossa saúde. Deixo-vos a curiosidade de irem pesquisar. 

Diferentes colorações de mel

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 4 chávenas de chá de farinha
  • 100g de manteiga
  • 1 chávena de chá de mel
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 4 colheres de sopa de vinho do porto
  • 1 chávena de chá de leite
  • Nozes picados grosseiramente - a gosto e facultativo

Preparação:
  1. Numa taça junte o açúcar com a manteiga e bata com a batedeira até formar um creme.
  2. Adicione os ovos, o leite, o mel, a canela, o vinho do porto, a farinha e por fim as nozes. Envolva muito bem. 
  3. Unte uma forma com margarina, polvilhe com farinha, deite o preparado e leve ao forno a cozer a 180ºC. 
  4. Faça o teste do palito para saber se o bolo está cozido. Quando estiver cozido, retire e desenforme.

Bom apetite!




0 Comentários