Torta Alemã ou Torta Holandesa?

Depois de alguma pesquisa, com pouco sucesso, descobri que a Torta Alemã também pode ser uma Torta Holandesa. Diferenças? Não encontrei nenhumas, os ingredientes são praticamente os mesmos e a aparência final também. 


A batalha começou quando na receita estava descrito ser necessário uma lata de creme de leite. E o que é isso? Depois de procurar várias vezes no google fiquei na mesma, percorri os hipermercados todos da zona e nada. Estava prestes a desistir quando...


Em conversa pela manhã, a ir para escola, com uma amiga de casa lamentava-me que não podia fazer a torta que tanto queria porque não sabia o que era o creme de leite. Bem dito vizinho que ouviu a conversa e logo me esclareceu que era um produto brasileiro e que não estava à venda nos hipermercados normais mas, ele tinha uma lojinha de produtos brasileiros.


Fiquei muito agradecida e como prometido, à tarde lá estava eu a comprar a famosa lata de creme de leite.
E como se todo este dilema não bastasse a minha vizinha, que é brasileira, ainda me disse que a minha torta de alemã devia ter pouco porque tudo o que leva creme de leite normalmente é brasileiro. 


Lá me embrulhei novamente na pesquisa e descobri que, a torta original da Alemanha chama-se Floresta Negra e, que a Torta Alemã teve origem no brasil quando uma alemã que lá vivia com saudades da sua terra tentou fazer a Floresta Negra mas como não havia natas originou esta tão saborosa e vistosa torta. Por outro lado, a Torta Holandesa teve origem em Campinas em homenagem aos bons momentos vividos na Europa. O que interessa é que é muito bom, fácil e rápida de fazer e ainda faz um vistão na mesa. 


Torta Alemã

Ingredientes:

Massa:
  • 200g de manteiga
  • 1 1/2 chávenas de açúcar
  • 2 lata de creme de leite
  • 1 pacote de bolacha maria

Cobertura:
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1 copo de leite
  • 150g de chocolate de leite
  • Bolachas para decorar à volta da torta

Calda: 
  • 1 cálice de licor de doce de leite - facultativo no sabor
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 chávena chá de leite
  • Soro do creme de leite

Preparação:
  1. Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e bata levemente com a batedeira até formar um creme claro. Juntar o creme de leite e envolver com uma colher. Caso a mistura fique com um aspeto granulado passe com a varinha mágica. 
  2. Forre uma forma de aro removível com película aderente. Coloque as bolachas decorativas à volta do aro. 
  3. Para montar a torta obedeça à seguinte ordem: bolacha, creme, bolacha, creme e assim sucessivamente até acabar o creme. A ultima camada deve ser de creme. 
  4. Levar ao frigorifico durante umas horas até ficar consistente. 
  5. Para a cobertura, leve todos os ingredientes a lume brando num tacho, mexendo sempre até que adquira consistência. Deixe arrefecer um pouco e coloque por cima da Torta. 
  6. Vai novamente ao frigorifico de um dia para o outro. 

Bom apetite! 



Forma de aro removível



Como separar o creme de leite do soro? 

Na verdade não usei esta técnica porque não a descobri com antecedência  não separei o soro do leite e o resultado foi óptimo na mesma.


  1. Lave a lata do creme de leite, limpe e coloque no frigorifico ou no congelador durante 20 minutos. (Tem de estar muito frio)
  2. Faça um furo na parte de baixo da lata e coloque a lata dentro de um recipiente. Faça um furo na parte de cima. 
  3. O soro vai começar a escorrer. Vá virando a lata para cima e para baixo de modo a que o soro escorra pelos dois buracos até que todo o conteúdo seja creme de leite. 

Retirado do site: Como separar o soro do creme de leite




0 Comentários