Bavaroise de Café

Este fim-de-semana foi dia de festa. Foi o meu aniversário, e já lá vão 23 anos! Aproveito sempre para experimentar umas receitas novas, e as deste ano tiveram bastante sucesso.


Hoje vou publicar uma, mas fiquem atentas(os) que nos próximos dias irei publicar as restantes. Já tenho muitos pedidos das receitas, estavam mesmo bons... o melhor é experimentarem! ;)

O Bavaroise de café tem um sabor intenso e ligeiramente amargo, é mesmo só para os amantes de café. Mas olhem que não sobrou nadinha.

Deixo-vos com algumas informações sobre o café: várias pessoas referem que de manhã precisam de um café para acordar, que lhes dá energia, activa a memória e afasta o sono. A verdade é que poderá mesmo fazer isso mas, os malefícios a longo prazo do consumo diário de café não justificam o beneficio momentâneo: gastrite, insónia e qualidade de sono, refluxo gástrico e doenças cardíacas poderão estar relacionadas. Doses elevadas ( >600mg/dia ) poderão provocar confusão mental, taquicardia, ansiedade, nervosismo, dores de cabeça, entre outros. 

Neste site, encontram um artigo da revista visão que fala sobre os benefícios e malefícios do café mais detalhadamente, clique aqui.


Ingredientes:
  • 5 colheres de sopa de café solúvel
  • 6 colheres de sopa de açúcar (podem acrescentar mais, estava um pouco amargo)
  • 1/2 litro de leite
  • 6 ovos
  • 7 folhas de gelatina incolor
  • Chantilly e grãos de café para enfeitar (opcional)


Preparação:

  1. Leve o leite a ferver. Junte o café, mexa bem e reserve.
  2. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogéneo esbranquiçado. Pouco a pouco, vá adicionando o leite. Leve ao lume, em banho-maria, até o creme espessar. Mexa sempre para não queimar.
  3. Ponha a gelatina de molho em água fria durante 10 minutos. Escorra-a muito bem, junte ao creme, já fora do fogo, e envolva bem até se desfazerem. Deixe arrefecer.
  4. Depois de arrefecido junte as claras batidas em castelo e envolva cuidadosamente. 
  5. Molhe uma forma, deite o preparado e leve ao frio de preferência de um dia para o outro. 
  6. Para desenformar demolhe a forma em água quente e vire sobre o prato de servir. 


Bom apetite!




0 Comentários