Pastéis de Nata

Como alguns de vós já se aperceberam, tenho estado ausente do país, estou na Republica Checa e cá não muitas das coisas boas do nosso Portugal. À uns tempos atrás, estava eu a fazer o meu estágio no serviço de pediatria, e lembrei o quão interessante seria dar a conhecer um bocadinho do meu país. Tinha de ser algo prático e inesquecível: Pastéis de nata! Claro! Alguns nunca tinham provado esta delicia, todos adoraram, imaginem se experimentassem os originais :) .


Ingredientes:
  • 600g de massa folhada de compra
  • 60g de farinha
  • 500g de açúcar
  • 500ml de leite
  • 250ml de água
  • Casca de limão (não é raspa)
  • 7 gemas

Preparação:
  1. Estique a massa folhada com a ajuda de um rolo, de forma a que fique com mesmo espessura. Corte a massa em quadrados. 
  2. Unte a forma dos pasteis com manteiga. Forre as formas com a massa e pique o fundo com um garfo. Atenção para que a massa não fique demasiado fina, mas também não fique demasiado grossa. 
  3. Dissolva a farinha num pouco de leite. Leve o restante ao lume com a casca de limão até começar a ferver. Quando começar a ferver, junte a farinha e mexa muito bem até começar ferver novamente e retire do lume. 
  4. Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar. Deixe ferver durante 3 minutos. Junte a calda de açúcar ao leite lentamente, misture bem. Deixe arrefecer completamente. 
  5. Quando estiver completamente frio, junte as gemas uma a uma e envolva bem. Encha as formas até mais ou menos a meio. Se encher demasiado não irão ficar com aspeto de pasteis de nata pois o creme irá crescer muito e ficar tipo queque. 
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradinhos. Depois de cozidos desenforme-os ainda quentes, é mais fácil se soltarem. Pode servir polvilhados com canela e/ou açúcar em pó. 


Bom apetite!




0 Comentários